Cuidados com a rede de esgotos


Dicas de educação ambiental pesquisadas na Internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza por dados, conteúdo e demais informações pertinentes. Interessados devem certificar as informações diretamente com as fontes citadas.

 

Fonte: www.sabesp.com.br, PURA - Programa de Uso Racional da Água, extraído em 22/08/2008, às 08:24 hs.

 

A rede de esgotos está pronta, a ligação também. Mas o seu bom funcionamento depende muito das pessoas. Veja aqui os cuidados para que não seja causado prejuízo a ninguém.

 

Quando se abre a torneira da pia da cozinha, liga o chuveiro, dá descarga na bacia sanitária ou lava a roupa, inicia-se a formação de esgotos.

 

Os esgotos são canalizados e caem numa caixa de concreto e, dela, vão para a rua. Na rua, os esgotos encontram tubos maiores que, por sua vez, vão dar em grandes canais subterrâneos chamados interceptores. Estes tubos levam os esgotos até a estação de tratamento, para serem tratados e serem lançados, sem perigo, em rios, lagos ou no mar.

 

Não jogue papel higiênico, absorvente, fralda, ponta de cigarro, preservativo, gilete ou lixo de qualquer espécie no vaso sanitário. Não jogue pó de café, restos de comida, cascas de fruta, legumes, óleo e qualquer outro tipo de detrito na pia da cozinha.

 

E atenção: os ralos do lado de fora da casa não podem ser ligados à rede de esgotos. Se isso acontecer, corre-se o risco de que o esgoto volte pelos ralos e pias, para dentro de casa.