Emprego verde: uma nova profissão


Informações pesquisadas na Internet. SaneamentoWeb não se responsabiliza pelos dados informados. Interessados devem certificar as informações diretamente com as fontes citadas.

 

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude, extraído em 24/07/2012 às 12:48 hs.

 

Rio - Não é de hoje que ouvimos falar em “empregos verdes”. Promessa para um futuro cheio de esperanças, com a chegada da Rio+20, a certeza que temos é de que estamos vendo no mercado atual uma prévia do que vem por ai.

 

Para se ter uma ideia, o Brasil já possui 2,6 milhões de empregos verdes, 6,73% do total de postos de trabalho formais, segundo dados do Banco Mundial de 2011. O estudo estima que os investimentos para reduzir em cerca de 20% as emissões de carbono até 2030 no país poderiam gerar anualmente 1,13% a mais de empregos na nossa economia.

 

Outro dado importante são as características dos profissionais dessa área; a transição feita por muitos que, ao contrário do que se pensa, não abandonam suas áreas originárias, mas vão atrás de novas formações e/ou complementações que possam ser associadas à nova demanda.

 

Exemplo disso, após concluir o curso de direito, o advogado Marcos Rangel buscou especialização cursando gestão ambiental na COPPE da UFRJ. Hoje, ele dirige uma companhia de compostagem, a Vide Verde, que atende clientes como L´Oreal, Michellin e os supermercados Zona Sul.

 

Profissões jamais pensadas como lighting designer e gerente de obras são dois outros exemplos de que, trabalhar em prol do meio ambiente não é um cenário restrito: “Em quase todas as profissões temos espaço para a conscientização e o comprometimento com o meio ambiente, basta a pessoa direcionar a sua carreira para isso”, diz Marcos.

 

Em outras áreas, a demanda pela implementação da sustentabilidade no dia a dia só cresce. É o caso de alguns arquitetos, que são cobrados cada vez mais por soluções sustentáveis em seus projetos.

 

Pensando na afirmativa acima, na cada vez maior preocupação ambiental e nas muitas possibilidades que surgem a cada dia, a boa notícia é que os empregos verdes serão os empregos do futuro.

 

Ver em: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/emprego-verde-uma-nova-profiss%C3%A3o-1.466380

 

Postado em 26/07/2012 às 20:58 hs.