ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos


Informações pesquisadas na Internet. SaneamentoWeb não se responsabiliza pelos dados informados. Interessados devem certificar as informações diretamente com as fontes citadas.

 

Fonte: www.abrh.org.br, extraído em 16/05/2011 às 13:58 hs., atualizado em 04/06/2012, às 07:45 hs.

 

Quem somos:

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social.

 

Até recentemente, principalmente em nosso país, a água era considerada como um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidades que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. Fundada em 1977, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, vem acompanhando, estimulando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.

 

À época de sua criação, a ABRH tinha por compromisso editar uma revista técnica especializada e realizar um simpósio nacional a cada dois anos, ambos plenamente atendidos. No caso dos Simpósios, alguns foram realizados em conjunto com a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e o de 1993 reuniu também os países do Cone-Sul. Além da editoração ininterrupta de uma revista técnica de alto nível, a ABRH ampliou sua atividade nessa área através do lançamento da Coleção ABRH de Recursos Hídricos, que hoje perfaz um total de nove volumes, além de seis volumes de "Métodos Numéricos em Recursos Hídricos", dentre outras publicações.

 

Alinhando-se às mais modernas abordagens da ciência da gestão hídrica, a ABRH inicialmente formada predominantemente por engenheiros civis, ampliou seu quadro de associados com a participação de profissionais das mais diversas formações. Atuando com independência, a ABRH tem procurado servir de fórum de debates e de encaminhamento das soluções das questões na área de recursos hídricos, visando em primeiro lugar atender aos interesses da sociedade como um todo.

 

Ao associar-se à ABRH, você (profissional ou instituição da área) poderá contribuir para que o planejamento e a utilização dos recursos hídricos sejam efetuados levando em conta seu significado político, social, técnico e econômico. Olhando para o futuro, onde a sociedade se torna cada vez mais exigente quanto aos aspectos da conservação ambiental, poderá também colaborar no equacionamento dos problemas decorrentes da crescente elevação do consumo de água. Por fim, você participará de um amplo intercâmbio de informações técnico-científicas que oferece oportunidade para atualização de conhecimentos e para divulgação das suas atividades.

 

Site:

http://www.abrh.org.br/novo

 

Endereço:

Av. Bento Gonçalves, 9500
Caixa Postal 15029
CEP 91501-970 Porto Alegre - RS



Contato:

SECRETARIA EXECUTIVA
 

Lygia Ourives Campos

Carlos André Ourives Campos

Graciela Schmidt Disconzi

Fone: (051) 3493-2233 / 3308-6652

Fax: (051) 3493-2233

E-mail: abrh@abrh.org.br; graciela.abrh@gmail.com

 

DIRETORIA:

 

Presidente

Luiz Gabriel Todt de Azevedo

 

 

Biênio 2012 - 2013

 

Vice-Presidente
Jussara Cabral Cruz

 

Diretor de Representações Regionais
Dirceu Reis

 

Diretor de Publicações
Arisvaldo Mello Júnior

 

Diretora de Eventos
Vladimir Caramori de Souza

 

Diretora de Comissões Técnicas
Rafael Kelman

 

 

Postado em 19/05/2011, às 21:18 hs., atualizado em 06/06/2012 às 19:28 hs.

 

 

 

E-mail: abrhpresidencia@gmail.com