Saneamento na RIO+20

Seminário: “Saneamento Básico – fator chave para ajudar cidades e comunidades a atingir o Desenvolvimento Sustentável”

 

Seminário a ser realizado no âmbito da Conferência “Fair ideas: Sharing solutions for a sustainable planet” (Ideias justas: Compartilhando soluções para um planeta sustentável)

 

Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização, conteúdo e demais informações pertinentes ao evento. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

Fonte: www.tratabrasil.org.br, extraído em 28/05/2012 às 21:00 hs.

 

Promoção: Instituo Trata Brasil

 

Data: 16-17 de junho de 2012

 

Local: PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (PUC)

 

Trabalhando em colaboração com parceiros no Brasil, como o Instituto Trata Brasil e outros, e em outros países, o IIED organizará um evento para compartilhar informações no dia 16 e 17 de Junho. A conferência “Ideias Justas” fornecerá um espaço para pesquisadores e profissionais que trabalham por um mundo mais verde e mais justo, a fim de impulsionar e adicionar experiência e conhecimento à Cúpula oficial da RIO+20.

 

Lições aprendidas

 

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) iniciou a busca por soluções para um planeta sustentável que redefinam a pegada ecológica respeitando o meio ambiente e melhorando a vida dos mais pobres e marginalizados. Vinte anos depois, o mundo mudou. O poder econômico se deslocou, a influência das empresas cresceu e a vontade política enfraqueceu. Existe uma necessidade real de se fazer um balanço do que aprendemos para avaliar como isso pode ser aplicado a novos contextos.

 

Acreditamos que existem dois focos principais:

*       a necessidade de se reduzir o consumo global de recursos, garantindo acesso aos mais pobres.

*       a necessidade de reforçar a responsabilização e os organismos locais.

 

As soluções dos compromissos econômicos e do 'ganha-ganha' para atender essas prioridades locais e globais de forma coerente são, na maioria das vezes, concebidas através de uma política e prática eficaz a nível nacional.

 

Durante os dois dias, a conferência FAIR IDEAS abordará quatro temas gerais:

*       Definir soluções para um planeta sustentável apontará maneiras práticas em que os objetivos podem funcionar para países e setores específicos.

*       Uma urbanização que melhora a qualidade de vida identificará exemplos de boas práticas e permitirá a troca de ideias para promover mudanças mais amplas.

*       Modelos de negócios para sustentabilidade destacará exemplos de setores variados que quebram o modelo e que podem ser reproduzidos e servir de lição.

*       Transformação dos sistemas econômicos para as pessoas e o planeta mostrará experiências de transformação de sistemas, tanto para reduzir a pegada ecológica como para distribuir mais equitativamente os benefícios.

 

 

Eventos paralelos – Instituto Trata Brasil:

“Saneamento Básico – fator chave para ajudar cidades e comunidades a atingir o Desenvolvimento Sustentável”

 

Convidado pelo IIED, o Instituto Trata Brasil coordenará o encontro sobre saneamento básico dentro da conferência. Acontecerá no dia 17.06 das 11h30 às 13h30 contando com a presença dos seguintes palestrantes:

*       Leodegar Tiscoski – Secretário Nacional de Saneamento Ambiental;

*       Prof. Dr. Sandy Cairncross – Professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, é especialista em saúde pública, epidemiologista;

*       Miguel Haddad – Prefeito de Jundiaí: uma das cidades que mais se destacam em saneamento básico no país.

 

O objetivo deste encontro será o de discutir os esforços e dificuldades do Ministério das Cidades em apoiar os municípios, conhecer a experiência e os caminhos trilhados por um prefeito que conseguiu grandes avanços e ter o depoimento de um especialista internacional, conhecedor de realidades diversas em países com e sem saneamento.

 

Tanto o evento de dois dias quanto o encontro sobre Saneamento serão abertos e gratuitos.

 

Para mais informações ou inscrições, visite o site:

http://www.iied.org/ideias-justas-compartilhando-solu-es-para-um-planeta-sustent-vel

 

Outros acessos:

www.fairideas.org

 

 

Postado em 29/05/2012 às 22:15 hs.