46º CBG - Congresso Brasileiro de Geologia


Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização, conteúdo e demais informações pertinentes ao evento. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

Fonte: www.46cbg.com.br, extraído em 26/06/2012 às 12:48 hs.

 

Data: 30 de setembro a 05 de outubro de 2012

 

Local: Centro de Convenções do Grupo Mendes, localizado na Avenida General Francisco Glicério n° 206, CEP 11065-400 Santos (SP) (www.mendesconventioncenter.com.br).

 

Promoção: Sociedade Brasileira de Geologia (SBG)

 

46º CBG - Congresso Brasileiro de Geologia, e

1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa

 

Apresentação:

 

No ano de 2011, a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) completa exatos 66 anos desde a sua fundação em 06 de maio de 1945, e ao longo de toda a sua história, tem, sobretudo se mantido fiel ao princípio que norteou sua criação: o de contribuir para com o progresso das Geociências no Brasil. De fato, em mais de seis décadas de existência a sociedade criou 10 núcleos regionais, de caráter jurisdicional, que se responsabilizam pela absoluta maioria dos workshops, simpósios nacionais e internacionais, e congressos, sendo, o maior deles, Congresso Brasileiro de Geologia.

 

Além disso, mantém desde 1952, um dos periódicos mais respeitados do país, a reconhecida Revista Brasileira de Geociências, com mais de 2000 exemplares impressos e disponibilizados de forma gratuita na rede mundial de computadores.

É de consenso que o reconhecimento da SBG em nível nacional e internacional cresce de forma paralela ao resultado da ascensão do geólogo no Brasil, amplamente divulgado nos meios de comunicação sendo o principal profissional consultado em desastres naturais, e ainda o fortalecimento do mercado interno no que concerne recursos energéticos fósseis e minerais.

 

Sempre na preocupação de prover pelo desenvolvimento das Geociências no país, e integrar os profissionais da área com discussões e apresentações de trabalhos técnico-científicos, é que a SBG promove, de forma bienual, o Congresso Brasileiro de Geologia, que representa o principal fórum de divulgação, discussão e consolidação do conhecimento geocientífico do Brasil. Ainda, fica claro através das edições anteriores, que o evento em questão alcançou o status de maior congresso geocientífico da área na América Latina atingindo público superior a 4000 pessoas.

 

Por isso, no período de 30 de setembro a 05 de outubro de 2012, a cidade da Santos – São Paulo foi escolhida para sediar o 46º Congresso Brasileiro de Geologia (46º CBG), que será realizado no Centro de Convenções Mendes. O Núcleo São Paulo da Sociedade Brasileira de Geologia, após 20 anos desde o ultimo congresso, sente-se enobrecido pela oportunidade de promover este evento.

 

O tema central do 46º CBG, "Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais", expressa um momento único para o Brasil, focalizado na riqueza petrolífera da Bacia de Santos. A bacia sedimentar, homônima da cidade escolhida, contempla umas das mais importantes descobertas geológicas de todos os tempos. De fato, a camada do pré-sal, como um dos condicionantes trapeanos para depósito de P&G, levará o Brasil a ocupar posições destacadas no mercado mundial de petróleo.

 

Neste contexto, foi de consenso nacional a escolha de Santos para a realização do 46º CBG, com a sua capacidade de agregar pesquisadores, professores e estudantes das diversas instituições de ensino e pesquisa, profissionais de todos os segmentos relacionados à área, gestores públicos, lideranças políticas, empresas de serviços e a população em geral que juntos, deverão conferir a cidade de Santos como a "sua praia em 2012".

 

1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa

 

Face à cada vez maior importância estratégica a nível mundial dos recursos energéticos, minerais e da investigação sobre os fundos oceânicos, particularmente a nível do Oceano Atlântico, a comunidade científica de língua portuguesa terá certamente importante papel a desempenhar no futuro do planeta. Por outro lado a globalização que tem alcançado todos os domínios da Ciência, do Ensino e das Tecnologias, justifica que se criem cada vez mais sinergias entre a comunidade de geocientistas que têm a língua como traço unificador.

 

Contatos desenvolvidos entre as direções da Sociedade Geológica de Portugal e da Sociedade Brasileira de Geologia, durante a realização do 45º Congresso Brasileiro de Geologia (Belém, Pará, Setembro de 2010), viabilizaram a assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas sociedades, que prevê uma série de atividades conjuntas. Aproveitando contatos estreitos já criados entre geólogos dos dois países, particularmente no âmbito da Geoquímica e do Quaternário, foi decidido fomentar a realização periódica de reuniões de carácter científico, associadas aos respectivos congressos nacionais e alargadas a todos os países de língua portuguesa e a todas as áreas das Geociências.

 

Deste modo, irá realizar-se o 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa (CoGePLiP) que terá lugar, conjuntamente com o 46º Congresso Brasileiro de Geologia, em Santos (SP, Brasil), de 30 de Setembro a 5 de Outubro de 2012.

 

As reuniões agendadas permitirão o estreitamento das relações científicas, técnicas e, também, culturais, entre a comunidade científica dos nossos países e aprofundar a cooperação a nível de projetos já existentes, propiciando, ao mesmo tempo, a realização de novos projetos. Fomentarão ainda um maior e melhor conhecimento das atividades desenvolvidas pelas empresas dos diversos países, ou seja, serão potenciadores de colaborações a nível económico e de transferência de tecnologia. Não menos importantes, dos contatos entre as equipes de investigação resultará um alargamento e desenvolvimento das relações inter-universitárias a nível da formação dos cidadãos desta ainda emergente, mas já grande comunidade unida pela mesma língua.

 

Convictos da importância do desenvolvimento desta cooperação técnico-científica e da oportunidade única de reunir neste congresso um vasto leque de colegas, investigadores, especialistas, universitários e utilizadores, convidamos todos a participarem.

 

Público-alvo

 

O 46º CBG terá como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de diversos segmentos, que inclui pesquisadores, professores de instituições de ensino e pesquisa, representantes de empresas governamentais, gestores públicos, lideranças políticas, empresários do setor mineral, petrolífero, de recursos hídricos, e de áreas afins, além de organizações não governamentais vinculadas à área. Em função do caráter multidisciplinar das Geociências e da temática do evento, será incentivada também a participação de profissionais de outras áreas como oceanógrafos, geógrafos, químicos, meteorologistas, agrônomos, arqueólogos, biólogos e outros de áreas afins.

 

Pela localização escolhida do 46º CBG, com facilidade de acesso, aeroportos, e forte proximidade do estado com maior número de associados da SBG espera-se público superior a 4.000 pessoas.

 

Expogeo

 

Mantendo a tradição dos últimos eventos, será realizada a EXPOGEO simultaneamente ao 46° CBG. O espaço destinado para tal será o andar térreo do pavilhão com amplo espaço para feiras e exposições, contendo a cada quatro metros canaletas com água, gás ar-comprimido, e redes de esgoto, elétrica, lógica e telefônica.

 

Poderão participar da EXPOGEO instituições privadas, órgãos governamentais e não governamentais, universidades, empresas públicas, sociedades científicas, associações de classes, e qualquer instituição relacionada à grande área das Geociências. Espaços apropriados serão negociados para agências de viagens, bancos, expositores de artesanatos regionais, editoras e livrarias.

 

Este local apresenta três andares projetados para atender um público numeroso em eventos de grande porte. O térreo, por sua vez, contempla uma área livre de 10 mil m2, na qual será realizada a EXPOGEO, com espaço para secretarias e restaurante para 850 pessoas (existem vários restaurantes, com diversos preços, de frente ao local).

 

Postado em 27/06/2012 às 19:23 hs.