Projeto de Sistemas de Esgoto Sanitário

Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização e demais informações pertinentes ao evento. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

CURSO: USO CONJUNTO DO AUTOCAD E DO EPANET PARA TRAÇADO, PROJETO E DIMENSIONAMENTO DE REDES DE ABASTECIMENTOS DE ÁGUAS E ADUTORAS

 

 

Curso: Projeto de Sistemas de Esgoto Sanitário

 

Fonte: www.abes-dn.org.br, extraído em 25/04/2011, 08:18 hs.

 

Realização: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RR

Data e Horário: 12 a 17/09/2011, 14h15min às 19h30min

Local: Auditório da CAER - Rua Melvin Jones, 219 – São Pedro - Boa Vista/RR

 

Instrutor: MARCO AURELIO HOLANDA DE CASTRO - Engenheiro Civil, Universidade de Brasília; M.Sc. em Engenharia Civil, University of New Hampshire/USA; Ph.D. em Engenharia, Drexel University/USA; Professor Associado na Universidade Federal do Ceará, Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental/UFC.

 

Objetivo: Ao final do curso os participantes serão capazes de obter conhecimentos básicos de Hidráulica aplicados à elaboração de projetos de coleta de esgoto sanitário.

 

Programa:

• Introdução: Esgotamento sanitário no Brasil e sua relação com a saúde pública, Concepção dos sistemas de esgotamento sanitário; Sistemas individuais para o esgotamento sanitário; Sistema coletivo do tipo separador absoluto para o esgotamento; Sistemas Condominiais de Esgoto Sanitário.

• Locações e Órgãos Acessórios da Rede de Coleta de Esgoto Sanitário: Poço de Visita; Tubo (terminal) de Inspeção e Limpeza (TIL) ou Poço de Inspeção (PI); Terminal de Limpeza (TL); Terminal de Limpeza (TL); Caixa de Passagem (CP); Tubo de Queda (TQ); Degrau (DG); Sifão Invertido (SI), Traçado Recomendado de uma Rede; Materiais das Tubulações.

• Vazões de Projeto: População de Projeto; Contribuição per capita; Coeficientes de variação de vazão; Coeficiente de retorno; Infiltração; Vazões de projeto.

• Noções de Hidráulica Aplicada a redes de coleta de esgoto sanitário: Conceitos de hidráulica e equação de Bernoulli; Tipos de escoamentos com superfície livre; Escoamento rapidamente variado; Determinação da profundidade crítica; Dimensionamento de seções circulares; Hidráulica de coletores de esgoto; Tensão trativa.

• Dimensionamento Hidráulico de um Sistema de Coleta de Esgoto Sanitário: Vazão mínima; Diâmetro mínimo; Declividade mínima; Profundidade máxima; Taxa de contribuição linear; Vazões em cada trecho de coletor; Calhas Parshall; Gradeamento.

• Uso do Software UFC9 para Traçado e Dimensionamento Hidráulico de Redes de Coleta de Esgoto Sanitário: Instalação e arquivos básicos de entrada de dados; Apresentação dos ícones do programa; Traçado dos elementos bacios da rede; Módulo de dimensionamento; Quantitativos.

• Métodos Construtivos de Redes de Esgoto: Serviços Preliminares; Inicialização da obra; Locação da rede; Instalação da rede; Retirada de pavimentação; Escavação; Escoramento; Assentamento da tubulação; Reaterro; Execução de órgãos acessórios.

 

Carga Horária: 32 horas

 

Dirigido a: Engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes das áreas de engenharia, saneamento e meio ambiente e especialmente dirigido a profissionais que trabalham na elaboração e/ou análise/avaliação de projetos de sistemas de coleta de esgoto sanitário.

 

Investimento: (Incluindo Material Didático e Certificado)

Pessoa Jurídica

Sócio (em dia com a ABES): R$ 660,00

Não Sócio: R$ 798,00

 

O pagamento poderá ser efetivado por meio de cheque nominal à ABES ou depósito na Caixa Econômica Federal, AG. 0653, Op. 003, C/C: 421-4, cujo comprovante deverá ser enviado via FAX à ABES com nome(s) do(s) inscrito(s), telefone, e-mail e empresa para identificação do crédito e contato.

 

Informações:

SEÇÃO ABES / RR - Tel.: (95) 8801-2026/ Fax: 3624-3702 – Alexsandra (gestora)

E-mail: abes-rr@abes-dn.org.br Site: www.abes-dn.org.br

 

 

Postado em 25/04/2011, 08:42 hs.