MBE Engenharia Sanitária: Especialização em Engenharia, Tecnologia e Gestão do Saneamento

Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização, conteúdo e demais informações pertinentes ao curso. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

Fonte: www.abes-dn.org.br, extraído em 04/07/2011, às 07:01 hs.

 

Realização: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola Politécnica

 

ANTECEDENTES

Anualmente, e desde 1999, a Escola Politécnica da UFRJ oferece a profissionais graduados e portadores de registros no CREA ou no CRQ, o Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental – CEESA, pósgraduação lato sensu. Em 2011, encontra-se em andamento a 13ª. Turma do CEESA. As 12 edições anteriores já permitiram a formação especializada de mais de 250 profissionais do setor de saneamento.

 

Tendo como referência a exitosa experiência do CEESA, e em função de uma demanda identificada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, a Escola Politécnica da UFRJ passa também a oferecer o MBE Engenharia Sanitária - Especialização em Engenharia, Tecnologia e Gestão Técnica do Saneamento.

 

O MBE Engenharia Sanitária foi concebido para oferta em modalidade para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, sendo direcionado aos profissionais pertencentes aos quadros das organizações públicas e privadas dos diversos estados da federação e que sejam responsáveis pelo planejamento, projeto e operação de sistemas urbanos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

 

OBJETIVO

O MBE Engenharia Sanitária - Especialização em Engenharia, Tecnologia e Gestão Técnica do Saneamento tem como objetivo ampliar conhecimentos científicos e tecnológicos de profissionais já graduados visando o seu melhor desempenho em atividades técnicas aplicadas ao planejamento, projeto e operação de sistemas urbanos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

 

COORDENAÇÃO

A Coordenação Acadêmica do MBE Engenharia Sanitária está a cargo do Professor Doutor Isaac Volschan Jr., pertencente ao quadro docente do Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ.

 

LOCAL

O MBE – Engenharia Sanitária será realizado nas instalações da sede da ABES-DN, em salas equipadas com recursos audiovisuais, e contará com a infraestrutura administrativa e informacional adequada à boa execução das atividades acadêmicas.

 

A sede da ABES-DN é localizada na Av. Beira Mar 216, 13°andar, Castelo, Rio de Janeiro – RJ.

 

DATA E DURAÇÃO

O início do MBE Engenharia Sanitária - Especialização em Engenharia, Tecnologia e Gestão Técnica do Saneamento está previsto para setembro de 2011. As aulas ocorrerão durante toda a primeira semana de cada mês - de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00h - ao longo de nove meses consecutivos.

 

A modalidade In company do MBE Engenharia Sanitária será ofertada para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, que submeterá à avaliação da Escola Politécnica da UFRJ, a candidatura de profissionais pertencentes aos quadros das organizações públicas e privadas dos diversos estados da federação e que sejam responsáveis pelo planejamento, projeto e operação de sistemas urbanos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Maiores informações podem ser acessadas no arquivo anexo.

 

Postado em 05/07/2011 às 07:22 hs.

AnexoTamanho
LIVRETO_MBE.pdf1.32 MB