Piracicaba (SP) lança cursos em saneamento básico


Cursos de especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos e em Infraestrutura de Saneamento Básico da FUMEP

 

Informações pesquisadas na Internet. SaneamentoWeb não se responsabiliza pelos dados informados. Interessados devem certificar as informações diretamente com as fontes citadas.

 

Fonte: www.assemae.org.br, extraio em 24/07/2012 às 12:59 hs.

 

Data: segunda-feira, 23 de julho de 2012

 

Fonte: Comitês PCJ

 

Um dia após o aniversário da cidade, 2 de agosto, Piracicaba terá oficialmente inaugurado o CPG - Centro de Pós-Graduação da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, nova unidade de ensino da FUMEP que inicia suas atividades em 10 de agosto com os cursos de especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos e em Infraestrutura de Saneamento Básico. “Trata-se de uma antiga aspiração do corpo docente da Escola de Engenharia da FUMEP e que, a partir desta unidade, poderá oferecer cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento e atuação da EEP”, revela o diretor executivo da Fundação, Prof. Antônio Carlos Copatto.

 

Os professores Luiz Roberto Moretti e Francisco Carlos de Castro Lahóz, do Curso de Engenharia Civil da EEP, justificam os dois primeiros cursos, lembrando que, ainda em 1984, a FUMEP elaborou através da EEP um resumo do primeiro Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Piracicaba. “O documento se transformou num instrumento de sensibilização da Campanha Ano 2000 - Redenção Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba, propiciando a criação do Consórcio e do Comitê PCJ - Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, recordou. Eles enfatizam a importância estratégica do CPG ao expor um novo desafio para a região, que parte agora para a implantação do Plano de Bacias PCJ 2010/2020 com a proposta de garantir a Atualização do Enquadramento dos Corpos de Água e, ao mesmo tempo, preparar-se para as negociações da Renovação da Outorga do Sistema Cantareira, em 2014.

 

“Além de uma comunidade bem informada e atuante, precisamos de profissionais altamente capacitados para liderar e aprofundar essas discussões de forma realista e harmoniosa para que os acordos e metas estabelecidas tenham a sustentação e o respaldo técnico de especialistas”, avaliam. Eles acrescentam, ainda que as principais ações de recuperação dos mananciais estão associadas à área de saneamento, como a coleta e tratamento de esgotos e controle de perdas de água em redes, além das questões relacionadas com problemas que recentemente afetaram muitas pessoas, como o controle de inundações e a adequada destinação do lixo.

 

Moretti e Lahóz revelam que, em 1989, quando o Consórcio PCJ foi efetivamente instituído, a região tinha 3% de seu esgoto tratado, taxa que hoje atinge 50% devido ao bom gerenciamento dos recursos hídricos, processo cuja eficiência frente à escassez hídrica é comparada aos bem sucedidos sistemas europeus. “Esses fatos levaram a FUMEP a prestigiar inicialmente a área de recursos hídricos e saneamento através dos dois primeiros cursos ofertados pelo CPG, que se valerá do potencial do corpo docente da EEP em consonância com a realidade, expectativa e necessidade de mercado”, completam.

 

Para sustentar essa premissa, eles apontam a necessidade de investimentos na ordem de 50 bilhões de reais nas próximas décadas para melhorar a qualidade das águas superficiais em 52% dos municípios brasileiros, conforme estudos apresentados recentemente na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20.

 

“A nova unidade da FUMEP trará um impacto altamente positivo para Piracicaba, para a região e também para o país, pois oferecerá cursos de especialização com base em experiências de sucesso, com horários acessíveis aos interessados - as aulas serão quinzenais, às sextas à noite e sábados o dia todo, e perspectiva de formar profissionais que contribuirão para atender as reais necessidades do setor produtivo e da comunidade”, concluem.

 

Ver mais em: http://assemae.org.br/novo/atual.asp

 

Postado em 24/07/2012 às 20:38 hs.