Curso de Educação a Distância em Medidas de Controle de Perdas de Água em Sistemas Públicos de Abastecimento

Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização, conteúdo e demais informações pertinentes ao curso. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

Fonte: www.assemae.org.br; extraído em 18/07/2011 às 13: 13 hs.

 

Realização: ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento

Inscrições: até 02/08/2011

Início do Curso: 17/08/2011

 

Objetivo:

Dotar os profissionais que atuam nas autarquias de conceitos e metodologias para controle de perdas nas redes públicas de abastecimento de água, abordando as principais causas das perdas nesses sistemas e relacionando-as às principais medidas de controle necessárias para combatê-las, é o objetivo da capacitação.

 

Público Alvo:

O curso, estruturado por meio de convênio com o Serviço Nacional da Indústria – SENAI, é direcionado para os colaboradores de autarquias de serviço autônomo municipal de água e esgoto que atuam na área técnica em sistemas de tratamento e distribuição de água.

 

Carga Horária:

O curso será desenvolvido totalmente na modalidade de EAD e terá um total de 40 horas.

 

Instrutor:

A orientação das aulas ficará a cargo do instrutor Ricardo Hubner, Engenheiro Civil, mestre em Engenharia Ambiental e com especialização em Gestão Ambiental com ênfase em Organizações Produtivas. Hubner atuou em projetos de controle e redução de perdas e uso de água em redes de abastecimento público e águas de processo no SAMAE, no município de Blumenau, SEMASA, em Itajaí.

 

Material Didático:

Especialmente para a EAD de combate às Perdas, será desenvolvida versão eletrônica de livro-texto em formato pdf, que poderá ser impresso pelo aluno, conforme necessidade e interesse.

 

Para cada unidade do curso, serão oferecidas ao aluno as chamadas “atividades de aprendizagem”, que têm por objetivo rever o conteúdo estudado, colocar em prática o conteúdo aprendido, e sanar as dúvidas que, por ventura, ainda possam existir. Estas atividades deverão ser compostas por jogos interativos.

 

Ao final do curso, o aluno deverá realizar uma avaliação final obrigatória com questões objetivas. O aluno será certificado no curso quando (e somente se) obtiver média mínima, ou superior à esperada (nota 7,0).

 

O que o aluno recebe após efetuar a inscrição?

Antes do curso iniciar o aluno receberá via e-mail as Instruções de acesso, login e senha e o cronograma do curso.

 

Como será o acesso ao site?

Com o login e a senha o aluno irá acessar o curso através do site do SENAI www.sc.senai.br/aluno.

 

As aulas estarão disponíveis o dia todo?

Sim o dia todo.

Os conteúdos estarão disponíveis 24 horas por dia, no período do curso conforme o cronograma.

As avaliações ficarão  disponíveis  por  períodos  determinados  especificados  em cronograma  disponibilizado  no  AVA.

 

Como vai funcionar o tira dúvidas?

Para esclarecer dúvidas referentes aos conteúdos do curso, o SENAI disponibilizará o serviço de  tutoria  “on-line”, através dos chats que ocorrerão conforme cronograma e também os  participantes  poderão  encaminhar a qualquer momento as dúvidas referentes ao conteúdo do curso através da ferramenta Tira-dúvidas disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Estas dúvidas enviadas serão respondidas pelo professor-tutor em até 48 horas contadas em dias úteis (excluídos sábados, domingos e feriados).

 

Para esclarecer as dúvidas referentes ao Ambiente  Virtual  de Aprendizagem (AVA)  e  o  funcionamento  do  curso,  será  oferecido pelo SENAI  o  serviço  de  monitoria  através  do  Tira-dúvidas  do  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem  (AVA)  e  telefonia  gratuita  pelo  número  0800  48  1212.  A monitoria  ficará  disponível  diariamente  durante  todo  o  período  do  curso,  de  segunda  feira  a  sexta  feira  (exceto feriados), no horário das 08h00min h às 12h00min h e 13h00min às 17h00min

 

Qual é o telefone para contato?

O aluno poderá utilizar o telefone 0800 48 1212 (SENAI/SC) e solicitar transferência da ligação para unidade Blumenau 49657 Núcleo EaD  com João Carlos ou Helena no horário das 08h00 às 12h00n e das 13h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira (exceto feriados), ou através dos telefones 0XX47 3321-9657 ou  3321-9680.

 

Como será a Biblioteca no AVA?

O  SENAI  disponibilizará  no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na ferramenta mídias>biblioteca, os seguintes materiais de apoio para os alunos:

- Apostila do curso (formato pdf)

- Guia do aluno

- Cronograma das aulas

- Tutorial de acesso (passo a passo para acessar o curso no AVA)

- Horários de Tutoria

 

Quais são os Critérios de Aprovação?

a)  Realizar  as  4  atividades  avaliativas  do  curso  e  avaliação  final  no  ambiente virtual de aprendizagem.

b)  Atingir média final mínima de 7,00 pontos.  

 

Para os participantes que concluírem o curso e atenderem os critérios de avaliação e participação no AVA, o SENAI emitirá um certificado de conclusão. No certificado constará a parceria entre SENAI e ASSEMAE.

 

Postado em 18/07/2011 às 13:45 hs.