Curso: Inundações Urbanas - Gestão dos Impactos e Prevenção


Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização, conteúdo e demais informações pertinentes ao evento. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

Fonte: www.abrh.org.br, extraído em 04/06/2012 às 07:53 hs.

 

 

Promoção: ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos

 

Apoio: Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica

 

Data e local:

O curso será ministrado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de agosto de 2012 das 09h00 às 12h20 e das 14h00 às 17h20 com carga horária aproximada de 24 horas/aula.

Promoção:  ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos

 

Ministrante:

Carlos E. M. Tucci, PhD

Renomado especialista em águas urbanas, ecotecnologia, mudanças climáticas, impactos ambientais e vulnerabilidade. Professor titular do Departamento de Hidromecânica e Hidrologia do IPH da UFRGS, consultor das principais instituições de fomento ao ensino e à pesquisa no Brasil e de várias instituições internacionais, autor de inúmeros livros, além de inúmeros artigos publicados no país e no exterior.

 

Material Didático:

TUCCI, C.E.M., 2007 Inundações urbanas. ABRH Rhama 350p.

O material didático será também fornecido em DVD com o seguinte conteúdo: Texto do Livro, CD com material de apresentação, artigos selecionados e filmes.

 

O impacto das cheias urbanas tem sido um dos principais problemas na América Latina nesta última década. O desenvolvimento urbano foi rápido e intenso, aumentando a população urbana para mais de 75% do total. Este processo foi desenvolvido sem planejamento ou gestão da infraestrutura, resultando num aumento da freqüência das cheias e dos impactos na população e na economia da região. Juntamente com a falta de planejamento existe falta de estratégia de gestão o que tem levado a investimentos inadequados. Estes investimentos tem sido uma das principais causas de impactos, já que estão aumentando as dívidas dos países e resultando em mais problemas.

 

É necessária uma gestão moderna na região para atuar sobre as inundações. Este curso foi desenvolvido para apresentar a visão da gestão integrada das águas pluviais urbanas e uma nova concepção do gerenciamento em cidades com vistas a mudar a tendência atual de um desenvolvimento econômico e técnico insustentável.

 

O curso é voltado para gestores, decisores, profissionais que atuam no ambiente urbano, entre outros. O curso não é sobre projeto de drenagem urbana, mas sobre como gerenciar o impacto com base em soluções sustentáveis a níveis de planejamento e de decisão.

 

O PROGRAMA

 

I. Águas Urbanas

Desenvolvimento urbano e sistemas urbanos: mananciais e disponibilidade hídrica e abastecimento, esgoto sanitário, drenagem urbana e inundações ribeirinhas, sólidos totais, doenças de veiculação hídrica, comparação, tendências e cenários.

 

II. Inundações Urbanas

Aspectos históricos do desenvolvimento das inundações ribeirinhas, uso do solo e impactos; Avaliação da inundação; Medidas de controle estrutural e não-estrutural; Avaliação das perdas econômicas.

 

III. Drenagem Urbana

Impacto do desenvolvimento no ciclo hidrológico; Impactos no meio ambiente e nos sistemas aquáticos; Impactos da gestão da drenagem urbana; Princípios da drenagem urbana; Medidas de controle; Desenvolvimento de baixo impacto.

 

IV. Gestão Integrada das Águas urbanas

Fases da gestão; Processo no Brasil; Conceitos de gestão integrada dos recursos hídricos; Integração do plano da bacia e da cidade; Plano de saneamento integrado na cidade; Método de diagnóstico e plano integrado das cidades.

 

V. Plano de Águas Pluviais

Interface entre os planos; Estrutura de um plano de drenagem ou de águas pluviais para a cidade; Informações necessárias; Política do plano; Medidas estruturais: critérios de planejamento e projeto; Medidas não-estruturais: legais, gestão das águas pluviais; Prestadores de serviço; Produtos do plano; Programas.

 

VI. Estudos de Casos

Estudos de Casos de Impactos e soluções: Inundações em Estrela (RS); Conflito da produção de energia e cheias no rio Iguaçu, Foz de Areia: União da Vitória, Gestão de inundações na Área Metropolitana de Curitiba; Plano de Drenagem Urbana de Porto Alegre; Proposta de Programa de Gestão Águas Pluviais Brasil.

Métodos de Avaliação e tomada de decisão para Gestão Integrada de Águas urbanas: Avaliação Jakarta, Indonésia;  Ciudad de Costa, Uruguay; Medellin, Colombia; Bacia do Rio Guayllabamba, Região Metropolitana de Quito.

Gestão Integrada de Águas urbanas: Expansão de Jurere.

 

No terceiro dia os técnicos do Centro Tecnológico de Hidráulica apresentarão sua experiência com as enchentes da cidade de São Paulo, as medidas e soluções adotadas, assim como os estudos e projetos em andamento.

 

Postado em 06/06/2012 às 20:06 hs.