Curso: Alternativas Tecnológicas para Tratamento e Recuperação Energética dos Resíduos Sólidos Urbanos

 

Informações pesquisadas na internet. SaneamentoWeb colabora na difusão e não se responsabiliza pela programação, datas, locais de realização, conteúdo e demais informações pertinentes ao evento. Interessados devem certificar as informações diretamente com a entidade promotora.

 

Fonte: www.abesrio.org.br, extraído em 20/06/2012 às 07:05 hs.

 

Data: 02 a 04/07/2012

 

Horário: 14:00h às 19:00h

 

Local: Rio de Janeiro/RJ - Av. Beira Mar, 216 – Sala 1103 - Centro

 

Carga horária: 24horas

 

Instrutor: José Fernando T. Jucá (UFPE) e José Henrique Penido (COMLURB)

 

Realização: ABES/RJ

 

Objetivos

O principal objetivo do curso é divulgar os avanços tecnológicos no tratamento e recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, com uma visão sobre os aspectos econômicos, ambientais e sociais envolvidos na gestão da limpeza pública das cidades.

 

Programa

Estado da arte sobre o tratamento de resíduos sólidos urbanos no Mundo;

Situação atual do tratamento de resíduos no Brasil, com base nos últimos levantamentos realizados pelo SNIS, IBGE, ABRELPE;

Marco legal no Brasil sobre Resíduos Sólidos Urbanos: PNRS, 2010; Lei de consórcios; PNSB; Regulação Ambiental;

Sistemas de limpeza pública: conceito dos 3Rs, formas de coleta, coleta seletiva (pública e privada), logística reversa, custos dos serviços, eficiência, panorama nacional e internacional;

Conceitos, novas abordagens (abordagem econômica, ambiental, social e energética)para o tratamento dos RSU; visão holística do processo de sustentabilidade e instrumentos de apoio a tomada de decisões na área de tratamento de resíduos sólidos.

Alternativas de tratamento e destinação final: triagem e tratamento mecânico-biológico (TMB); compostagem de resíduos orgânicos; biodigestores energéticos; tecnologias para conversão térmica e incineração com geração de energia; aterros sanitários energéticos.

Geração de energia a partir dos resíduos, projetos MDL e créditos de carbono.

Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos do Rio de Janeiro no contexto da COMLURB. Visita técnica ao Aterro Sanitário de Nova Iguaçu ou Seropedica.

 

 

Público alvo

O curso se destina aos profissionais da área de tratamento de resíduos sólidos urbanos, gestores municipais e estaduais, empresas públicas e privadas, consultores, professores e alunos da pós-graduação.

 

Postado em 20/06/2012 às 07:20 hs.