CASA MODELO


Informações pesquisadas na Internet. SaneamentoWeb não se responsabiliza pelos dados informados. Interessados devem certificar as informações diretamente com as fontes citadas.

 

Fonte: http://www.agua.org.br, extraído em 13/07/2012 às 07:29 hs.

 

Conceito

Diante da ameaça de um colapso ambiental global, intensificam-se as discussões sobre o consumo sustentável e uso racional dos recursos naturais, no entanto com a diminuição progressiva da oferta dos recursos hídricos (qualitativo e quantitativo) em particular, nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, fazem com que ações visando, principalmente, o uso eficiente dos recursos hídricos sejam adotadas como educação ambiental, racionalização do uso da água, proteção dos mananciais, reflorestamento ciliar, dentre outras.

 

Dessa forma, para que ocorra uma mudança cultural quanto à utilização da água de forma racional, entendemos que é necessário que se adote ferramentas de trabalho envolvendo os diversos segmentos da sociedade, a fim de sensibilizar e conscientizar sobre a questão do “mau hábito” da utilização da água. Com uma proposta funcional o Consórcio PCJ, através do Projeto Colaboradores Ambientais do Ano, construiu a  “Casa Modelo Experimental – Uso Racional de Água e Energia”, para que, de forma prática, demonstre, tecnologias e métodos acessíveis à população, de modo a contribuir com a racionalização do uso da água e energia.

 

 

Objetivos

Introduzir na cultura atual conceitos de uso racional de água e energia elétrica, além de sensibilizar a população quanto a novos materiais e métodos de construção, despertando o interesse para moradias ecologicamente corretas. A Casa Modelo busca, também, disponibilizar para a comunidade um espaçõ para ações de conscientização e educação ambiental, bom como apoiar e incentivar empresas em iniciativas de responsabilidade socioambientais.

 

Sobre a Casa

Residência de 190 m² composta de 10 cômodos, divididos em 2 quartos, sala, cozinha, banheiro didático, 2 banheiros comuns, mezanino, hall, salão principal, e 3 casa de máquinas.

 

Implantada de forma a obter o melhor aproveitamento de iluminação e ventilação natural.

 

Utilizada novas tecnologias aliadas a metódos tradicionais da construção civil, buscando o uso sustentável das matérias primas, ocasionando geração mínima de resíduos durante a obra.

 

Apresenta equipamentos com tecnologias que promovem o uso adequado de água e energia elétrica, consicientizando sobre a importância do respeito ao meio ambiente.

 

Disponibiliza recursos didáticos para visitas com foto em educação ambiental.

 

Materiais e Métodos Construtivos

A Casa Modelo Experimental, apresenta em cada cômodo dos seus 190 m² de área construída tecnologias eco-sustentáveis de materiais e métodos, buscando gerar o menor impacto ao meio ambiente, além de propiciar aos visitantes exemplos práticos de uso racional de água e energia elétrica.

 

Alvenaria

Bloco estrutural: O"blocaço" tem como diferenciada composição: 10% de cimento,10% de liga e 80 % de escória( provinda do resíduio gerado pela produção do aço).

 

Seu sistema de encaixe dispensa o uso de argamassa e assentamento e os furos em seu formato excluem a necessidade de quebra de paredes para a instalação elétrica e hidráulica, diminuindo assim a geração de resíduos na obra.

 

Pintura

Tinta a base de água e sem odor,não agredindo o meio ambiente.

 

Telhas e Forros

Produzidos a partir de aparas de tubo de creme dental,que ajudam nas condições térmicas internas da Casa Modelo.

 

Captação da Água de Chuva

Calha central e telhado - passagem da água da chuva por um sistema de filtragem antes de chegar à cisterna.

 

Aquecedor Solar

As placas solares foram posicionadas num ângulo de 45 graus, de forma a obter um maior índice de aproveitamento da luz do sol ao longo do dia. Potência 3500 Watts.

 

Projeto e Execução

Projeto e Acompanhamento Técnico

Arquiteto Antonio Carlos Giocondo - CREA-SP 500550/D

 

Execução da Obra

A obra foi executada em nove meses pela Construtora Di Capri Ltda.

 

Localização

A Casa Modelo Experimental foi construída na Sede do Consórcio PCJ, no Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos, situado na Avenida São Jerônimo, 3100, no Bairro Morada do Sol em Americana, SP.

 

Investimento

O valor investido na construção da “Casa Modelo” foi de R$ 200.000,00. (Jun/09)

 

Visitação

O agendamento de visita à "Casa Modelo Experimental - Uso Racional de Água e Energia", deverá ser efetuado através do e-mail: casamodelo@agua.org.br ou pelos telefones: (19) 3475-9405 e 3475-9400.

 

Fotos

http://www.agua.org.br/albuns/9/casa-modelo.aspx

 

Postado em 13/07/2012 às 13:09 hs.